sábado, 3 de setembro de 2011

AO ARTISTA PLÁSTICO PIASSA



CONGRATULAÇÕES AO ARTISTA PLÁSTICO PIASSA

Cumprimentando V. Sa., servimo-nos para expressar nossas efusivas congratulações pelo desenvolvimento das suas propostas e realizações culturais por intermédio das artes plásticas. Desde o início acompanhamos atentamente a concepção e execução do projeto Totem da Cultura, formidável criação da verve de V. Sa., e podemos constatar como fiéis testemunhas o enorme e surpreendente sucesso, pois, muito além de se constituir como uma obra de arte, possui a capacidade de se tornar um elemento de aglutinação, integração e desenvolvimento social ao bem maior da cidadania em nosso país.

O Totem da Cultura, concebido e primeiramente instalado em Campinas/SP, ultrapassou as fronteiras do
município e alcançou todas as demais Regiões do Brasil. Portanto, sob o nosso ponto de vista (“Todo ponto de vista é visto de um ponto!”), de alguma maneira universalizou-se e, quiçá, possa extrapolar para outros povos e nações.


Verificamos que a astronomia e as artes se emanam e irmanam, pois ambas ultimam a tradução do Universo: a ciência de Urânia, com sua ânsia de entender o Universo exterior ao Ser; as artes, o Universo que procede do próprio Ser. No entanto, nessa dualidade não se firma uma dicotomia, porque, não raro, podemos constatar que as mesmas leis da física, da matemática e os princípios filosóficos regem igualmente as ciências e as
artes. Por pressuposto, compreendemos o verdadeiro artista como sendo um astrônomo que contempla, interpela e interpreta o Universo do Humano; e o astrônomo, convertendo-se em artista cósmico, vasculha o Universo exterior ao Ser e se deleita com a sua inexorável e perfeita harmonia e estética.


Um artista plástico como V. Sa. — que exercita as cores, as formas e os sons para o despertar dos sentidos e dos sentimentos — é um Ser especialmente privilegiado, posto que se torna o amálgama das multidimensões universais. Pelos equipamentos astronômicos espreitamos, analisamos e estudamos os espectros visíveis e invisíveis dos mais diversos astros, quais fossem paletas policrômicas volitando pelo infindo kosmos; os artistas — dos quais V. Sa. se torna um magnífico exemplo de altivez para toda uma classe e ao Brasil —, por seus pincéis, tintas e cinzéis conseguem, por fim, externar as nuances desse kosmos matemático, porém não menos maravilhoso e inquietante.


Portanto, desejamos empenhar o nosso apoio às iniciativas V. Sa. para o engrandecimento da sociedade brasileira e mundial por intermédio da sua indefectível arte e do seu abnegado trabalho sócio-cultural-educacional, augurando que possa sempre conquistar todos os apoios, incentivos, patrocínios e galardões a que fizer jus.

Da mesma maneira, expressamos nossos regozijos aos incentivadores do projeto Totem da Cultura, mormente o Ministério da Cultura (MinC) e a Organização das Nações Unidas (ONU/PNUD), que demonstram
verdadeira sensibilidade e consciência por estarem associados com essa relevante iniciativa cultural e educacional.


No ensejo, reiterando nossas congratulações pelo projeto e realização do Totem da Cultura, externamos elevados protestos de estima, distinta consideração e sobejo orgulho por sua pessoa, subscrevendo-nos,
Ad astra per aspera.
______________________
Orlando Rodrigues Ferreira, Prof.

OBSERVATÓRIO DO CAPRICÓRNIO
Diretor-geral / Astrônomo


OBSERVATÓRIO DO CAPRICÓRNIO

Fundado por Jean Nicolini (1922-1991), em 15 de outubro de 1948.
Utilidade pública estadual, conforme a Lei no 5.482, de 11 de janeiro de 1960.
CNPJ 51.917.961/0001-04 – Inscrição estadual isenta

Nenhum comentário: