segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"O Totem Pergaminho Filosófico Cultural".

Studio&Piassa®


"Liberdade não é quando realizamos nossos desejos, mas sim nossas escolhas"


Piassa...
Criados para fortalecer a identidade visual dos Pontos de Cultura e registrar os anseios e expectativas das comunidades envolvidas.Esta forma de 'identificação' incorpora as referências simbólicas e linguagens artísticas que intensificam o processo de construção da cidadania, dando amplidão à capacidade de apropriação criativa do patrimônio cultural pelas comunidades e pela sociedade brasileira como um todo” palavras do ministro da Cultura.

Os pergaminhos que ficam em uma cápsula na parte interna da estrutura do Totem, propõem-se em sua concepção e objetivos, a serem uma espécie de “máquina do tempo”. Quando aberta ao cabo de determinado tempo, que sugeri aleatoriamente que seja de 2 a 5 anos, será possível aferir o grau de evolução ou retrocesso social, económico e cultural de cada participante e por consequência da respectiva comunidade envolvida, Mas cabe a cada comunidade decidir esse tempo.

Inicialmente de forma prioritária foram determinados doze Pontos de Cultura a serem visitados pelo projeto “Fragmento Étnico Arqueológico” do qual o produto final é o Totem: “Pergaminho Filosófico Cultural”. Na trajetória do projeto tive a incumbência de encontrar um entre os doze Totens executados - que fosse o símbolo de identificação para os demais Pontos de Cultura. Esse objetivo foi alcançado a partir de uma mesma matriz que permite manter a individualidade de cada comunidade apesar de todos terem as mesmas dimensões. Eles se diferenciam através da pintura fragmentada, executada junto com os membros das comunidades, cobrindo a estrutura física do Totem, reproduzindo os elos que são característicos da palmeira que me serviu de inspiração; Individualidade essa, que pode ser usada como um selo de identificação de determinado Ponto de Cultura. Pois é único,não a semelhante,tal qual uma digital.

Os Totens preservam a história local e individual e servem de marco visual de localização e demarcação dos Pontos de Cultura dentro das comunidades, valorizando o cidadão comum que tem nessa aquisição a garantia de manter viva a memória local.

Havia também uma preocupação em encontrar um ícone de ligação com a cultura popular e a encontrei na Macaíba, uma palmeira da região norte onde se utiliza à madeira para a construção de diversos instrumentos de percussão como a Alfaia o tambor do Divino, utilizado no Maracatu e em outros ritos folclóricos brasileiro. Essa palmeira possui algumas peculiaridades que lhe confere além do nome exótico e popular de Barriguda, por ter um caule fino com a parte central estufada feito uma gestante próxima a dar a luz, ela também possuem um fruto repleto de semente, recoberto por um fino fio de seda que em determinada época do ano estoura lançando ao longe suas sementes, pontilhando pequenas arvorezinhas no solo árido.

Fazendo de forma analógica uma comparação com o ministério da Cultura e o Programa Cultura Viva com seus Pontos de Cultura que pontilham em todo território nacional e outros países; essas verdadeiras extensões de resgate das comunidades e de sua identidade cultural da condições de manter viva suas manifestações culturais. No decorrer do projeto, colhi alguns relatos fascinantes que atestam e dá legitimidade á escolha dessa palmeira como fonte de inspiração para a criação dos “Totens da Cultura”. Alguns dão conta que no auge da seca, essa espécie de palmeira rompe parte de seu caule (barriga) e libera aos poucos água para irrigar as pequenas arvorezinhas ao seu redor e assim mantém a espécie viva, apesar de estar em risco de extinção, dada a voracidade das queimadas que atingem as regiões de seca e a incessante procura de sua madeira para diversos fins pela leveza que lhe é característica.

Dada a simplicidade da obra, o único critério para a participação de uma pessoa é o da disposição de se expressar através da escrita ou outra forma qualquer de comunicação.

A escrita foi à forma escolhida dentre várias mídias disponíveis por agregar matizes emocionais aos relatos conscientes ou inconscientes que só vem á luz no esculpir da memória de quando se escreve. Mas á uma extensão para as manifestações. Cada qual a sua maneira: se não por texto, por colagens ou outra forma qualquer de comunicação visual, o que você desejou ser, quem você é, qual é sua escolha para o futuro, e qual sua estrategia de amor, o que você faz, deseja e planeja, quais são suas escolhas, individual e ou coletivamente. E por essa obra ser coletiva ela não visava e não visa ter resultados plásticos convencionais, mas, esperava-se que houvesse harmonia e conseguimos, pela liberdade de expressão dada aos participantes.

Muitas vezes os Totens se deixam contaminar por uma atmosfera repleta de informações, recusam o excesso. Há uma contensão sem sofrimento algum. A tonalidade afetiva que atravessa essa obra mistura curiosamente alegria e tédio, que não inspira abandono, apenas um chega pra lá. È como se cada Totem dissesse: para! Ta bom assim!

È um mundo de cores para ser sentido na pele. Vale dizer também que suas texturas ao serem tocadas e sentidas de maneira tátil, dialogam de perto com o cidadão comum que não está preocupado em questionar a origem nem a história que levaram a sua execução, ou ele gosta ou não gosta. A obra por si própria fala. Se não fala é muda.

Meu caro o tempo sempre foi o Senhor da razão, este direciona firma e esclarece, pessoas passam por nossa vida para nos mostrarem o caminho pelo qual devemos seguir, algumas até marcam para que possamos retornar de onde partimos! O amanhecer e o entardecer vêm e vão ciclicamente dia e noite um após o outro, em nossas mãos estão os valores existenciais e a decisão de escolha, segundo a segundo o tempo não para, a cada um é dado esse direito, a cada um cabe a escolha, história e enredo. Quem ama nunca chora, passeia sobre as lágrimas, transformando todas nas mais belas lições que a vida pode proporcionar, o que não mata fortalece, e o peso vem em gloria, pois liberdade não é quando realizamos nossos desejos, mas sim nossas escolhas, a Deus todo o direito de conhecer o vasto querer de nossa Alma!

Espero que com esse texto, o caro amigo tenha uma visão mais abrangente do porque e o porque dessa obra em seu contexto filosófico e histórico desse documental pergaminho, que preserva viva a história local e de seus participantes, essa é minha estrategia de Amor e qual é a sua?

Piassa®
Artista Plástico e Historiador autor do "Projeto Fragmentos Ètnico Arqueológico" e criador dos Totens "Pergaminho Filósofico Cultural" que indentifica os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva.


Join the Club...
Entre para o Clube...


Leave your comments on Blog
Laissez vos commentaires sur le blog
Lassen Sie Ihre Kommentare zu Blog
ترك تعليقاتك على مدونة
Lasciate i vostri commenti sul blog
ब्लॉग पर आपकी टिप्पणी छोड़ दो
Deja tus comentarios en el Blog
Deixe seus comentários no Blog

32 comentários:

Anônimo disse...

Que trabalho fascinante e M A R A V I L H O S O sem contar a sua inventabilidade parabéns, é a pessoas e ações deste nível que a mídia deveria se preocupar, dando visibilidade e não a porcaria que vemos todos os dias na TV será que os editores dessas redações não se envergonham de serem tão omissos com a cultura desse pais, até parece que somos todos bunda, cachaça e dinheiro, e o espaço da dignidade como a desse simpático artista que esta resgatando a historia desse povo lindo chamado povo B R A S I L E I R O onde fica parabéns pelo seu trabalho e que o sucesso seja a sua marca e palmas a todos que como você fazem à diferença nesta terra!

Prof.Carolina Sampaio Monteiro

Anônimo disse...

Sr.Piassa
Navegando pela Internet me deparei com seu Blog e fiquei surpreendida com tanta riqueza e seriedade. É maravilhoso ver que a sensibilidade do ministro Gilberto Gil não se faz só na musica, mas também na humildade de reconhecer outro artista e sua obra a ponto de o aplaudir publicamente. Parabéns senhor Piassa pelo seu belo e maravilhoso trabalho que nos permite depositar dentro destes Totens a nossa historia, sonhos e desejos futuros e outro parabéns agora em pé ao Senhor ministro da Cultura Gilberto Passos Gil Moreira, não só pelo seu talento musical, mas pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo junto ao seu ministério e parabéns novamente por ser tão sensível a ponto de reconhecer esse brilhante artista Piassa em publico como é bom ver que alguma coisa mudou.

Sucesso
Dr.Carla de Abreu Campos

Anônimo disse...

Fico muito feliz de ver a extensão de sua vida artística nestas páginas repletas de relatos das conquistas e batalhas harmoniosas.
Que a arte genuina que voce emana sempre possa trazer alegria, prazer e reflexão para as pessoas.
Muita luz e cores para voce!!!
Abraços,
Cabeto Rocker
Musico/Produtor

Anônimo disse...

Muito bem Piassa
Muito trabalho já foi feito
Muitos caminhos já foram traçados
Tenha certeza que em algum momento este caminhos vão se encontrar e neste momento terá se transformado em uma teia tecida de pontos.
Grande abraço;
Otávio

Anônimo disse...

Fabiana Gonçalves Aguiar disse...
Ao artista Piassa
Dizer oque a esse trabalho maravilhoso parabéns é pouco. Já sei ipi,ipi,Uraaaaaaaaaaaa que esses momentos lindos que você já vivenciou e vivencia se repita por muitos e muitos anos para o nosso bem e das nossas comunidades.É isso ai ministério que faz cultura.

Fabiana Gonçalves Aguiar

Anônimo disse...

Caro Piassa, distinto titular do Instituto Histórico, Geográfico e
Genealógico de Campinas:

Abri o seu blog onde você demonstra o projeto totêmico. Temos sentido
que o jovem artista tem uma tendência saudável para a criação inovadora,
que leva ao despertar do sentimento artístico da juventude, para
complementaridade de uma educação integral.
O despertar de uma cultura peculiar ao meio complementando a formação
educacional do homem do amanhã, de cuja formação e caráter vai depender a
prosperidade social. Outro confrade inovador e dedicado é nosso
confrade Celio Turino. Li um de seus livros sobre trabalho e laser, onde pugna
por uma filosófia do fazer com prazer, para a felicidade no trabalho que
a todos deve dignificar sem sacrificar. A dupla Piassa e Turino, por
esses brasis afora, presta importante contribuição às artes e à cultura
complementares indispensáveis à formação dos futuros cidadãos.
Parabéns aos nobres confrades, por diguinificar com seus esforços e
trabalhos nosso instituto como menbros e a arte
e a educação das comunidades brasileiras,
resgatandos a auto estima e cidadania dos que
antes eram excluidos..

Advogado e escritor Expedito Ramalho de Alencar

Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas.

Anônimo disse...

Piassa, por meio de seu trabalho percebo que é uma pessoa sensível às necessidades deste mundo carente de esperança.
Continue com seu trabalho maravilhoso.
Thais

Anônimo disse...

Piassa estou lendo sobre seu trabalho! Cara isso é Fantástico parabéns.

Anônimo disse...

Que trabalho lindo o seu!
Parabéns!
Que bela iniciativa e qta sensibilidade e generosidade!
Que você tenha mto sucesso no desenvolvimento dessa sua bela missão, aproveitando e desenvolvendo o rico potencial que existe dentro de cada ser, além de levar alegria e desenvolver a alto estima de nosso povo.
Que Deus te abençoe sempre!
Mto obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho e com ele aprender não só sobre a cultura de nosso país, mas também sobre humildade, determinação e força que você transmite.
Beijo com mto carinho,
Alcione Mazzeo

Anônimo disse...

Trabalho muito bonito esse seu, principalmente porque al�m da obra ser relamente bel�ssima voc� procurou pessoas realmente sens�veis para tal, que s�o as crian�as. Parab�ns

Anônimo disse...

Trabalho muito bonito esse seu, principalmente porque alem da obra ser relamente belissima você procurou pessoas realmente sensiveis para tal, que são as crianças. Parabéns

Anônimo disse...

Piassa, parabéns pelo trabalho.
Espero q continue sendo essa pessoa reflexiva e q isso o leve a sabedoria cada vez maior.
Um abraço da sua amiga

Anônimo disse...

Olá Piassa que trabalho maravilhoso que vc nos apresenta estou encantada com a sua capacidade vc é realmente um artista agraciado por Deus sua obra tem alem de beleza plástica sabedoria e encantamento que só os grandes artista a possui parabéns.

Anônimo disse...

Piassa realmente estou surpresa com tanta criatividade,você é supriendente,sua obra por si só fala,a grandeza e a genialidade que você encantador artista possui parabéns e que deus continue abençoando tua bela e maravilhosa careira.

Antonia Maria Roberto Alkves

Anônimo disse...

A se não houvesse artistas no mundo o que seria de nos? São artistas como você Piassa que alem de deixarem suas marcas gráficas no mundo usam de suas estratégias de amor em prol da humanidade amei seu trabalho e espero poder um dia encontrar um de seus Totens para registrar minha história e se possível conhecê-lo pessoalmente. Maravilhoso ler seu texto onde você fala ser esses Totens sua estratégia de amor parabéns Piassa.

Fernanda Picolleto

Anônimo disse...

Seus trabalhos expressam o que vem de dentro de sua alma.
Como é bom saber que temos artistas brasileiros com esse nível!
Até porque, como jornalista, sei o quanto é difícil ser artista neste país (e sobreviver de sua arte).
Parabéns pelo seu talento, Piassa,
e perseverança.
Beijo da fã!

www.destaquesp.com
Cléo

22 de Março de 2008 00:11

Anônimo disse...

Piassa uma amiga falou de seu trabalho com os Totens e o resgate das histórias individuais e coletiva que você registra num pergaminho. Ela só não me falou a dimenção de tuas criações você é muito bom + muito mesmo,você é fantastico e que trabalho lindo parabéns!

Anônimo disse...

Adorei saber que aqui em Campinas tem gente como vc.artista e trabalhando com as classes menos favorecidas.tudo de bom e que continue realizando coisas bonitas.O mundo precisa ter contato,vizualizar tudo que é arte,ainda mais sendo arte de raiz,do povo beijo com arte

Raquel

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES!!!PIASSA TENHO COMO VERDADE MINHA VERDADE...SINTO ...QUE ESTOU ATRAVESSANDO UMA PONTE....E VOU CAMINHANDO SOBRE A PONTE ENTÃO VOU VIVENDO...SOBREVIVENDO..VIVENDO...SOBREVIVENDO ATÉ QUE VAI CHEGAR O FINAL DA PONTE E ENTÃO PASSAREI PARA UM PROCESSO MAIS EVOLUIDO...E A ARTE NOS FAZ ATRAVESSAR A PONTE...A ARTE NOS ELEVA....ME CAUSA MOMENTOS...MAGICOS SENSAÇÕES!
ENCANTAMENTOS! PROCURO SENTIR TODOS AS EXTERIORIZAÇÕES DE ARTE...QUE ME TRAZEM ENCANTAMENTO...AI VOU PASSANDO PELA PONTE...ATÉ CHEGAR...E CONTINUAR...! A ARTE TEM PAPÉL MUITO IMPORTANTE!!ELA ME AJUDA A EXORCISAR TODOS OS DEMONIOS..É MEU OASIS...AMEI SEU BLOG!!SUA ARTE!!QUERO UM DIA CONHECER!!MAIS!!QUERO FAZER UM TOTEN...TUDO LINDO!!!ENTÃO VAMOS "PRA VIDA!! ABRAÇOS! OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!

klausiar ruis lusak

Anônimo disse...

Olá Piassa, não sei se posso lhe chamar assim! não conseguie ler tudo no seu blog, mais fiquei encantada, que projeto lindo!!!! adorei tudo que consegui ler mais assim que puder vou ler tudo .
Gostei muito da forma carinhosa e com fotos lindas que vc fala de joao pessoa e do carinho como se retrata a mulher nordestina. adorei poder participar de uma forma indireta da alegria da professora guerreira , vc falou tão bem que fiquei com vontade de conhecê-la pessoalmente.
Quando precisar é só ligar ou passar um email. estou trabalhando e não posso demorar no computador mais prometo que vou divulgar para todo mundo que gosta de cultura o seu blog, um abraço preve nos falamos de novo.

tchau
Helen de Araújo

Anônimo disse...

Muito Lindo seu trabalho!!!!!
Depois q entrei em sua página é q percebi o quanto somos carentes de cultura... Como é bom ter pessoas como voce para nos apresentar toda essa cultura!!!!

Jaqueline

Anônimo disse...

Piassa sua obra é linda! Li teu Blog quase inteiro e estou encantada com a seriedade de teu trabalho e a riqueza de detalhes, como criança encantada fiquei vidrada lendo e lendo de novo e consumindo cada detalhe de tua obra que alem de ser um documento histórico é linda, não vejo a hora de poder tocar num de seus Totens e sentir o que você fala do calor das cores, virei fã de tua obra parabéns.

Paula Camargo

Anônimo disse...

Piassa! você é uma pessoa iluminada por Deus! Inteligente, grande artista plastico! E o que mais admiro em você, é o respeito pelo seu semelhante... independente de situação financeira, raçã, cor, religiao. Você é sensacional! Que Deus continue abençoando sua vida, em todos os sentidos, dando-lhe sabedoria e inteligencia para poder continuar sendo essa pessoa maravilhosa. Obrigada pela sua amizade!
Um beijo no coração. Sua amiga Fabiana

Anônimo disse...

Piassa: abri seu brogspot. Li o principal. Dá um livro. Sugiro que tire uma cópia e me envie para constar do IHGGC a sua importante obra e seu rico currículo. Abraços. Dr.Expedito Ramalho de Alencar, presidente.

Anônimo disse...

Olá Piassa... td bem contigo???
visitei e adorei muito criativo....
continue assim e será lembrado por td a eternidade

beijos...
Vanessa.

Anônimo disse...

Conhecer teu trabalho, me abriu os horizonte em crer que nen tudo esta perdido, ainda a gente especiais como voce maravilhoso artista que tem a capacidade de nos encantar com a pureza de tua obra. AMEI TEUS TOTENS.

Amanda Rodrigues Fulanetto.

Piassa® disse...

Nada neste mundo faz
sentido se não tocarmos
o coração das pessoas.
Se a gente cresce com
os golpes duros da vida
também podemos crescer
com os toques suaves da alma.

Que as Bênçãos Divinas desçam sobre seu coração
e que nossos laços de amizade se tornem cada dia mais fortes.
Beijos...
Linda semana Piassa.
Sandra

Piassa® disse...

Piassa quanta emoção, adorei a mensagem meu amigo.
Que Deus te ilumine todos os dias de sua vida.
Bjs.
Celia.

Piassa® disse...

É interessante encontrar alguém que vive sem grandes conflitose, mesmo assim, ainda acredita que o amor existe. Muito bonita a tua história de vida Piassa!

Albania.

Piassa® disse...

Obrigada meu querido artista, por palavras tão carinhosas, e ensinamentos de valorização.
tenha um ótimo dia.
bjs, no coração Piassa.

Amarilis.

Piassa® disse...

Não deixe de Sonhar
Tenha sempre um sonho, e tente esquecer
os dias nublados e sombrios, mas não se esqueça
nunca das horas de sol, nem das tuas noites de estrelas.
Esqueça os momentos em que houve derrotas,
mas nunca se esqueça das batalhas que já tenha ganho.
Esqueça os erros que não pode evitar, mas
não se esqueça das lições que tenha aprendido
com eles, e nem o que eles possam ter lhe ensinado
Esqueça os dias em que a tristeza lhe tenha batido
em sua porta, mas nunca se esqueça dos sorrisos
que tenha encontrado, e nem daqueles que ainda encontrará.
Esqueça os planos que lhe falharam, porém jamais deixe de sonhar...Piassa a sua arte fala por você.
bjssssssss
Tamara.

Anônimo disse...

Parabens Piassa, pelo seu projeto e que voce tenha muito sucesso a cada dia ,
acredito que a paz inicia em um porcesso individual para o coletivo ;muita paz para voce e tranquilidade para realizar seu projeto a cada dia abraço.

Teka jorge.