sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O Totem de Belo Horizonte.


O Totem de Belo Horizonte Integrara o Espaço Público.

"O que não mata fortalece, e o peso vem em gloria"


Piassa...
Mais uma missão cumprida e com sucesso: Esculpi um bloco de 600 kls de concreto que contém em sua composição partículas de alumínio o que lhe confere resistência metálica e maleabilidade como a madeira, usei maquinário de alta tecnologia, o que permitiu atingir um tempo recorde de execução de 7hs.

O Totem tem 3mts altura por 60cm no volume central,subdividido em 30 blocos que compõe o corpo estilizado da palmeira Macaiba (Barriguda) que me serviu de inspiração, quando no processo de criação do símbolo dos Pontos de Cultura.


Cada bloco representa 100 Pontos de Cultura, esse Totem em especial foi doado numa solenidade pelo Ministro da Cultura,Gilberto Gil a prefeitura de Belo Horizonte na presença do Prefeito,Fernando Pimentel e da presindente da Fundação Municipal de Cultura Maria Antonieta Antunes Cunha entre outras autoridades locais e personalidades nacionais,como o secretario de Projetos e Programas Especial do ministério da Cultura,Célio Turino e o ator e diretor,Sérgio Mamberti e o Escultor e curador do Museu Afrobrasil,Emanoel Araújo juntamente com ex-treinador da seleção brasileira de futebol,Émerson Leão para marcar a passagem da Teia Bienal dos Pontos de Cultura por,Belo Horizonte e será instalado em praça pública integrando o acervo de obras pública do município.



Outra peculiaridade desse Totem é que no momento da inauguração tanto o Ministro,Gilberto Gil como o prefeito,Fernando Pimentel e as outras autoridades puderam retornar a essência da tenra idade,e intervir com grafismo no corpo que compõe o,Totem e que será posteriormente esculpido, isso ocorreu para marcar a finalidade da obra, que como os,Pontos de Cultura são articuladores da Cultura de paz e a melhor expressão de,paz é ver homens trabalhando e interagindo juntos.



Essa Bienal teve um público estimado de 100 mil pessoas, com um investimento de sete milhões e meio, com pessoas de todo o,Brasil numa grande confraternização da Cultura popular, e por tudo que vivi, e pude exteriorizar em criação, idéias, pensamentos, sobre a arte e a própria vida, declaro ser profundamente grato a Deus criador do céu, da terra e de todo universo, e a todos os Anjos por ele alocado para auxiliar na concretização e a perfeita harmonia da obra.



Apesar das situações adversas e surpreendente que ocorreram, mas o que não mata fortalece,e o peso vem em gloria e a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para o sucesso dessa missão, é que me curvo em reverencia e agradecimento, e um longo e sonoro muito obrigado a todos e que possa ecoar em cada coração como uma semente a germinar a paz que tanto almejamos MUITO OBRIGADO!

Piassa...
"Operário das artes mensageiro da paz, cidadão do mundo"
______________________________________________________

Piassa
Artista Plástico
Dir.Curador da Pinacoteca do C.C.L.A Centro de Ciências letras e Arte entidade Cultural fundada em 1901.

Membro eleito do Conselho de Cultura de Campinas.

Membro do Conselho Da Câmara municipal de Campinas.

Historiador acadêmico titular da cadeira 41 do I.H.G.G.C Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, patrono Rui Barbosa.

Foi agraciado em 2006 com a medalha Carlos Gomes em reconhecimento a seu trabalho junto às comunidades no resgate da historia local e individual de seus membros.

Consultor das Nações Unidas e Ministério da Cultura onde atualmente desenvolve o Projeto “Fragmento Étnico Arqueológico” é criador dos Totens "Pergaminho Filosófico Cultural" que identifica os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva.

Piassa operário das artes mensageiro da paz, cidadão do mundo é chamado assim pela sua postura de trabalho e suas constante missão de paz, em resgatar os sonhos individuais e coletivos das comunidades por ele visitada, usando sempre o macacão que fez em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que tem a assinatura do ministro da Cultura Gilberto Gil e do próprio homenageado o presidente Lula.

Nenhum comentário: