sexta-feira, 7 de novembro de 2008

BIENAL TEIA BRASÍLIA 2008

"Totem da Cultura Marco da Paz”



“Totem Pergaminho Filosófico Cultural Marco da Paz”




Piassa...
As esculturas (Totens), que denomino de “Pergaminho Filosófico Cultural Marco da Paz”, são compostas por colagens, grafismo, textura e pintura. São interativas e contam com a participação direta dos membros da determinada comunidade na sua composição. Promovem a relação entre pintura, colagem, objeto, instalação e intervenção. Tudo leva a uma noção de ambiente, de criação de uma atmosfera em que a vida, a mais comum possível, possa ser vivida e experimentada graficamente, seja na garatuja da base, seja nas intervenções em relevo, no corpo que compõe a escultura. Propõe-se, antes de tudo, a ser, também, uma carta para o futuro da comunidade envolvida. Os participantes são instados a expor, á sua maneira (mediante desenhos coloridos e bem-elaborados ou simples garatujas - não importa – ou, então por colagens, grafismos e outras eventuais formas) sua condição sócio-cultural atual e o que almejam para o futuro. Em seguida a uma serie de palestras onde se define de que forma será executado o Totem, e o material a ser usado juntamente com as palavras de apreço que resume o sentimento de paz, dos participantes da Interação Estética para com a comunidade, e que será escrito em (disco, marcos metálicos) círculos que serão trocados com os locais que receberão as intervenções. A escolha será feita aleatoriamente durante as interações estéticas, onde os participantes e convidados da TEIA terão acesso a dardos que serão lançados no mapa de Brasília demarcando o local que receberá a intervenção (esse trabalho será desenvolvido no espaço da juventude junto com o Ponto de Cultua CUCA).



Retira-se um circulo com as mesmas dimensões do local previamente escolhido e colocam-se esses com as palavras escritas que ali permanecerão como um marco do pensamento coletivo dos participantes da TEIA e da Interação Estética. Pois se nos unirmos como sociedade, poderemos, cada dia, mais implementar e ver se concretizar a cultura de paz que tanto desejamos. Após a troca o circulo com os fragmentos retirado do local é então levado e remontado uns sobre o outro dando forma ao corpo do Totem que será instalado no Ponto de Cultura ou em outro local assim definido como no caso da Bienal dos Pontos de Cultura TEIA Brasília 2008. Será um marco para documentar a grande mostra de arte popular na capital do Brasil, todos os membros da determinada comunidade têm livre acesso á participação nessa obra interativa: crianças, jovens, adultos, e idosos de ambos os sexos. Cabe-me fazer o arremate da obra, de forma a lhe dar a conotação de objeto de arte. Feito isso, é elaborada, a seguir, uma base (igualmente com as manifestações dos participantes).


A proposta é, depois de certo tempo (que determinei, aleatoriamente, que seja de dois a cinco anos), desenrolar esses pergaminhos para saber, através do que ali os participantes deixaram registrados, se eles evoluíram ou não, econômica, social e culturalmente. Quantos dos seus objetivos foram alcançados? Qual o grau individual e/ou coletivo de progresso (ou retrocesso) que se atingiu? Quem, e por que, não saiu do lugar em termos de evolução material e/ou cultural?
A paz já não é expressão da vontade dos poderosos, mas uma expressão da vontade coletiva, de se viver em paz, todos juntos somos uma superpotência. Se nos unirmos como sociedade, poderemos, cada dia, mais implementar e ver se concretizar a cultura de paz que tanto desejamos.

Interações Estéticas criação e execução da obra.

Interações Estéticas performática, criação e construção do Totem e dos doze discos circulares metálicos que serão implantados no solo de Brasília juntamente com as palavras de apreço que resume o sentimento de paz, dos participantes da TEIA e da Interação Estética para com a sociedade será construido junto com todas as comunidades presente na TEIA e que dará visibilidade que os Pontos de Cultura são celeiros articuladores da política de paz. Além das palestras sobre o amor e suas facetas, 1- “Ágape” amor, baseado em princípios amor incondicional. 2- “Storgé” amor entre familiares. 3- “Filia” amor entre amigos, 4- “Eros” amor romântico. Essas palestras se concretizam com a construção do objeto de arte que serve de identificação e localização dentro da comunidade: "Totem Pergaminho Filosófico Cultural Marco da Paz", que preserva a História, local e individual de seus membros, num pergaminho que fica na parte interna do corpo do Totem. Com essas missões, e Interações Estéticas, acredito estar contribuindo para dar visibilidade a toda sociedade de que os Pontos de Cultura são celeiros articuladores da política de paz, e viabilizando a construção de um imaginário novo, em que possamos transformar o conceito do herói guerreiro no herói pacifista. Esse é o tema da segunda palestra.(herói guerreiro, herói pacifista).



A paz já não é expressão da vontade dos poderosos, mas uma expressão da vontade coletiva, de se viver em paz, todos juntos somos uma superpotência. Se nos unirmos como sociedade, poderemos, cada dia, mais implementar e ver se concretizar a cultura de paz que tanto desejamos.
Piassa...




Nenhum comentário: