quarta-feira, 29 de julho de 2009

“Interações Estéticas - Residências Artísticas em Ponto de Cultura”

“Interações Estéticas - Residências Artísticas em Ponto de Cultura”
Esta iniciativa integra o Prêmio de Interações
Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura”.


Piassa...
Inicialmente é necessário esclarecer que estar frente a um processo de avaliação de um Projeto é uma prática profissional nada simples, com várias implicações, pois consiste em um processo de aquisição, elaboração de informação, expressão de um juízo de valor, comunicação a partir da informação coletada e uma autocrítica.

Já que estamos falando de um Projeto de minha própria autoria, o cuidado é em não cometer o erro de superestimar ou subestimar a avaliação. O melhor é fazer na terceira pessoa através de uma visão crítica e artística; determinadas conclusões são apresentadas a seguir:

O conceito de avaliação tem uma amplitude variável de significados possíveis. Os termos mais utilizados por mim, para definir “avaliar” são: valorizar, compreender e estimular a criatividade. Nem todo meu conhecimento como avaliador pode ser considerado idiossincrásico e individual.

É preciso entender o processo natural de criação e dar aos jovens participantes das oficinas a direção, a compreensão e a autenticidade; fazer entender que a partir da simples garatuja é possível se chegar a uma identidade única. Refiro-me a uma avaliação que vai respondendo à medida que vai se esculpindo e trabalhando seu objeto. O avaliador é o mentor e em essência um educador.

Reciprocamente o educador também é um avaliador no momento em que põe toda a sua sensibilidade e a plenitude de sua inteligência na compreensão e no impulso de sua missão. O sucesso do projeto deve ser aquilatado pelo que se aprende dele, através da criação de outrem.



1 ) - Descrição e avaliação do Projeto :

O Totem que denomino de Pergaminho Filosófico Cultural são compostos por colagens, grafismo,



textura e pintura. São interativos e contou com a participação direta  dos membros da comunidade circunvizinha ao Ponto de Cultura CUCA da UNE Salvador Bahia.

a)    - Oficinas:

As oficinas possibilitaram aos participantes uma visão além comunidade, e noção de suas possibilidades artísticas. Fomentou a discussão do papel da  arte contemporânea como meio de inserção na sociedade permitindo traçar a relação do produto que se desenvolvia.


Tudo para levar esses jovens a um ambiente de criação de uma atmosfera onde a vida, a mais comum possível, possa ser vivida e experimentada graficamente.

1b ) – Participante das oficinas:
Foram convidados a expor, cada um a  sua maneira, mediante desenhos coloridos e bem- elaborados  através de simples garatujas ou por colagens,  grafismos e outras eventuais formas conforme a condição sócio-cultural atual.

Todos os membros da comunidade circunvizinha - crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos tiveram livre acesso a participação nessa obra interativa.  



Coube-me fazer as provocações sensoriais para despertar a criatividade individual de cada participante.

1c) - A História:
Foi feito no formato de pergaminho o registro individual de cada participante o que permitiu a elaboração desse documento que mais parece ser uma carta ao futuro. A proposta é que depois de certo tempo determinado aleatoriamente (entre dois a cinco anos), desenrolar esses pergaminhos para saber o que os participantes deixaram registrados - se eles evoluíram econômicos, social e culturalmente. Quantos dos seus objetivos foram alcançados? Qual o grau individual e/ou coletivo de progresso (ou retrocesso) que se atingiu? Quem, e o porquê, não saíram do lugar em termos de evolução material e/ou cultural?

1d) - Publico Participante:
O perfil do público participante é em sua maioria composto de jovens das comunidades circunvizinhas das mais variáveis classes sociais e estudantes que já são freqüentadores do Ponto de Cultura já que este é ligado a UNE. Jovens que pela deficiência de cursos livres oferecidos na cidade têm nesses verdadeiros oásis de Cultura Viva a oportunidade de ser e ver o seu talento reconhecido ou aprimorado.
Portanto, é de fundamental importância a elaboração contínua de oficinas de arte que tenham por objetivo a valorização desse cidadão em formação; dando a oportunidade ao participante experimentar, compreender seu próprio feito e se sociabilizar com o meio sem a necessidade de gritar com pichações e outras práticas de pedidos de socorro; muito comum e visível nos jovens de hoje que tem em sua rebeldia simplesmente um pedido de ajuda; e que encontram nesses Pontos de Cultura a resposta a muitas de suas indagações não só de o que fazer, mas de quem sou eu e a que presto a essa sociedade.

2) - Descrição e avaliação em relação á interação do projeto com a dinâmica de ações do Ponto de Cultura.

2a) - Coordenador do Ponto de Cultura :
Sobre esse trabalho o coordenador do CUCA Luis Antonio Parras frisou em uma de suas citações onde faz o seguinte comentário sobre a abordagem e a oficina de Piassa: Ela pode ser considerada como a visão contemporânea do ensino da arte, relacionada à arte como objeto do saber. Baseia-se na construção, elaboração, procurando acrescentar à dimensão do fazer, da experimentação, o direito de errar e a possibilidade de acesso e de entendimento do patrimônio cultural humano. O que se pretende alcançar com esse método é a função primordial da arte-educação, a formação estética dos indivíduos que os leve a um entendimento da gramática visual e uma reflexão acerca das imagens, tanto na arte, quanto em seu meio. No meio escolar, segundo Piassa deveria haver um currículo que interligue o fazer artístico, a história da arte e a análise da obra de arte, no qual a criança organizasse suas necessidades, seus interesses em respeito ao seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo seria respeitada a matéria a serem aprendidas seus valores, sua estrutura e sua contribuição específica para a cultura.


2b)- A Dinâmica e a compreensão:
A compreensão da produção artística contemporânea tem se revelado fator essencial para o futuro dos jovens que tiveram a oportunidade de vivenciar através da arte a socialização com o meio. Através de artistas contemporâneos como Piassa, viabilizamos a possibilidade de realização e concretização de um trabalho de qualidade. Nesse sentido, torna-se fundamental que nossos jovens freqüentadores do Ponto de Cultura tenham conhecimento do desenvolvimento do processo criativo em sua própria comunidade. Trazendo artistas contemporâneos de outros estados para dentro do Ponto de Cultura, possibilitamos um contato direto da comunidade, com a sua produção e seu processo criativo. Alem disso, foi possível para os nossos jovens empreender discussões sobre os problemas que envolvem a produção artística de uma maneira geral, tendo como interlocutor o próprio artista.


2c)- O Ponto de Cultura e a ações com o Projeto:
Fomentou a discussão sobre artes visuais em geral, arte em comunidade e a historia local e individual proporcionou a comunidade o acesso à produção artística contemporânea, especialmente com a arte desenvolvida por Piassa, através da promoção de encontros com os artistas locais. Documentou a historia local e individual com os depoimentos do artista participante e os membros da nossa comunidade, para num futuro próximo disponibilizar o material e os resultados alcançados à pesquisa.
O projeto do Artista Plástico Piassa visa promover a construção de um novo imaginário, onde ele foca serem os Pontos de Cultura celeiros articuladores da política de paz. Isso vem de encontro com nosso pensamento, ele faz reflexão através da arte que produz sobre a historia que estamos escrevendo como sociedade numa visão Étnica Arqueológica.


3)- Produtos que ficaram no Ponto de Cultura Cuca da Une Salvador Bahia.

Placa de Bronze de setenta centímetros com três esculturas sobrepostas. Uma fazendo uma referencia ao amor outra a Bahia (Capoeirista) e outra a força da UNE como entidade estudantil somando um total de quatro esculturas.

O novo Totem com três metros de altura com Setenta centímetros de largura com um pergaminho interno onde se encontra registrado a historia dos participantes das oficinas.


Placa de Bronze fazendo uma referencia ao Ponto de Cultura CUCA DA UNE.




Placa de Bronze fazendo uma referencia ao Ministério da Cultura.


Placa de Bronze fazendo uma referencia a Fundação Nacional de Arte FUNARTE.



Placa de Bronze fazendo uma referencia a 6º Bienal de Cultura da UNE da qual o Ponto de Cultura CUCA da Une participou como um Ponto móvel com o intuito de divulgar o os Projetos desenvolvidos e os em desenvolvimentos no Ponto de Cultura. Os subprodutos das oficinas como pequenas esculturas, desenhos, maquetes e objetos achamos por bem deixar que os participantes levassem como lembranças, dos dias de oficina no CUCA da UNE 2009, Pois foram por eles desenvolvidas e são eles os grandões dessas pequenas pecas.



“Esta Iniciativa Integra o Prêmio de Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura”.

Piassa®...
Artista Plástico e Historiador titular da cadeira 41 do I. G. G. C. Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, autor do “Projeto Fragmentos Étnico Arqueológico”e criador dos Totens “ Pergaminho Filosófica Cultural ” que identifica os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva.

Um comentário:

Francilene disse...

Piassa você definitivamente é o cara que maravilha de trabalho e que simpatia de pessoa você é, meu você nem imagina o quanto eu aprendi só em conversar com voce, conhecimento puro de quem sabe o que faz e o que diz sem medo de ser copiado parabéns de todos nos, digo nos por que a galera te adorou volte volte PIASSA para a Bahia que te ama.... Francilene,Acasia,juliana,Debora,Zildelene,fatima,Aurea,Beatriz,Carmilinha e Carminha e todas as outras beijos lindo volte quando puder e de noticias nos te amamos...