sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ECO EXPEDIÇÂO BRASIL SERA DOCUMENTADA COM TOTEM DE PIASSA.


TOTEM ECO REVOLUÇÃO "PERGAMINHO DE INTENÇÕES PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA E A CULTURA DE PAZ"
http://www.youtube.com/watch?v=os2bLKn_9pU

Apresentação da ECO EXPEDIÇÃO BRASIL 2009
Copenhagen pela justiça climática
Responsável pelo projeto: CONSÓRCIO ECO EXPEDIÇÃO

A Eco Expedição Brasil partirá no dia 08 de outubro de 2009 do Brasil, atravessará o oceano Atlântico, chegando ao continente Africano, e por terra cruzará a Europa rumo a Copenhagen, com data prevista de chegada no início de dezembro de 2009. Entre os dias 7 e 18 de dezembro ocorrerá a 15a. Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em Copenhagen, na qual os participantes da Eco Expedição Brasil estarão presentes.
A proposta da ECO EXPEDIÇÃO BRASIL, rumo à Copenhagen pela Justiça Climática é mostrar ao mundo de modo construtivo que se as decisões cruciais ao meio ambiente não forem tomadas durante a reunião COP 15 que será realizada na cidade de Copenhagen em Dezembro deste ano, conseqüências totalmente irreversíveis ao meio ambiente e à humanidade já serão percebidas nos próximos cinco anos através dos danos causados pela falta de uma atitude correta e responsável por parte de governos ao redor do mundo.

Nesta reunião, representantes de mais de 200 países estarão no mês de Dezembro em Copenhagen entre os dias 7 e 18, para um dos encontros mais importantes na história, a 15a.Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A sua realização é aguardada com grande expectativa e esperança por todos no mundo que se preocupam com as mudanças climáticas e seus impactos no planeta.





A ECO EXPEDIÇÃO BRASIL contara com a participação do Artista Plástico e Historiador Piassa que ao longo da expedição ira construir com as comunidades de todos os pais visitado um Totem que terá internamente em uma cápsula um pergaminho com as intenções e reivindicações dos participante na obra coletiva onde ficara um documental pergaminho e sua cópia será levado pela expedição para a COP15 isso irá dar mais visibilidade e oportunidade de cada participante de interagir com a expedição tornando se parte dela a cada percurso promovendo a conscientização internacional sobre a importância de a sociedade mundial cobrar soluções e atitudes coletivas nesta COP 15 e para que sejam tomadas ações que mobilizem o senso geral internacional.

De modo a atrair a atenção mundial, a ECO EXPEDIÇÃO BRASIL passará com seis veículos customizados por três continentes em um período de 50 dias e discutirão em grandes cidades do mundo, as oportunidades, alternativas e principalmente proporá a conscientização da população internacional e a necessidade de se buscar novas práticas e meios de se reduzir as causas do aquecimento global.

Com uma equipe multidisciplinar, a ECO EXPEDIÇÃO BRASIL levará a 25 cidades do mundo pelas quais a comitiva passará a preocupação e a necessidade de questionamento das atividades globais que causam o aquecimento global através de 25 fóruns onde as realidades locais de cada região serão levadas em consideração a fim de proporcionar repercussão internacional e poder apresentar o Brasil como um potencial fornecedor de soluções junto às autoridades locais, empresários, líderes comunitários, personalidades e a imprensa nacional local.



A ECO EXPEDIÇÃO BRASIL busca tornar se uma referência nas atividades de conscientização internacional pela justiça climática e terá a mídia espontânea como grande aliada, uma vez que a estratégia de comunicação deste evento trabalhará regionalmente nos 12 países com a mídia local e internacionalmente com veículos de comunicação de renome internacional, o que dará aos nossos patrocinadores a visibilidade, credibilidade e principalmente, a oportunidade de estarem aliando suas marcas a um evento internacional que os identificarão como empresas preocupadas e ativas na luta pela justiça climática.

O Planeta está em risco iminente e é necessário agir rapidamente para combater as alterações do clima. Os impactos que já se manifestam são alarmantes e os cenários sobre o nosso futuro são assustadores: 19 dos 20 anos mais quentes da história do planeta foram registrados desde 1980, 1 milhão de espécies ao redor do mundo poderá extinguir-se até 2050, a desertificação, escassez de água, cheias e inundações estão cada vez mais freqüentes nos noticiários nacionais e internacionais. Se nada for realizado para conter estes efeitos, milhões de pessoas em todo o mundo serão afetadas, sobretudo nas regiões mais pobres do planeta com migrações forçadas, doenças, pobreza e fome.

A Justiça Climática pode ser entendida como a busca de resposta às situações de desigualdade que se instauram entre regiões e países ao redor do, entre grupos sociais, e, também, sobre um modelo de produção e de consumo, que impactou de tal modo o planeta que provocou a crise climática atual.

A mudança climática afeta diretamente a todos no mundo, entretanto, uns estão sendo mais afetados do que outros por morarem em áreas de risco, por perderem suas fontes de renda, por não terem condições de reconstruir suas vidas no mesmo lugar onde sofreram alguma catástrofe climática e até mesmo, por migrarem para outra área em condições que lhes permitem a mesma qualidade de vida ou de cuidarem dos problemas de saúde resultantes dessas mudanças climáticas.

Os países mais pobres e os emergentes são as principais vítimas da injustiça climática por parte dos países industrializados, que, historicamente, foram os primeiros responsáveis por nos levar a esta situação. Entretanto, os países pobres e emergentes não podem se eximir das suas responsabilidades, uma vez que governos, setor privado e boa parte das suas sociedades buscam copiar o mesmo modelo dos países desenvolvidos e, segundo, porque repetem no seu interior as desigualdades já conhecidas.



A 1ª. ECO EXPEDIÇÃO BRASIL é organizada pelo Consórcio que abrange o Instituto Árvore da Vida, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, que trabalha em prol da conscientização ambiental e cultural da sociedade, do Grupo Green CO2 Projetos Ambientais LTDA que atua com produtos e serviços em consultoria e projetos ambientais, além de compensação de emissões de poluentes através do plantio de árvores na floresta amazônica e do Grupo de Mídia Ecoturismo, que possui jornal, revista e agora uma TV digital, que é especializado há mais de 18 anos no segmento de turismo, meio ambiente, sustentabilidade e direito ambiental.

O evento atrairá a atenção de milhares de pessoas do Brasil e também ao redor do mundo, uma vez que levaremos os 25 fóruns de discussão pela justiça climática para as seguintes cidades em 3 continentes:
No Brasil (representando o continente americano):
Em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Na África:
Em Tanger, no Marrocos
Na Europa:
Espanha: Sevilha, Salamanca, Madrid;
Portugal: Lisboa, Sintra e Cidade do Porto;
França: Bordeaux, La Rochelle, Nantes e Paris;
Inglaterra: Londres;
Bélgica: Bruxelas;
Holanda: Amsterdam;
Luxemburgo: Luxemburgo;
Alemanha: Hannover, Berlin, Frankfurt, Hamburg, Kiel;
Dinamarca: Copenhagen

Neste percurso serão mobilizados recursos para amplo debate e participação de representações locais, autoridades e população em geral. Pretende-se deste modo alertar e informar sobre as principais causas do aquecimento global e dar início à formação de Fóruns Locais que possam exercer o controle social relativo à Justiça Climática perante o mundo, bem como oficializar a participação de líderes políticos em ações efetivas na implantação de políticas públicas que visem à justiça climática. Estes Fóruns serão liderados por autoridades locais e representações da sociedade civil organizada. Será proposto um acompanhamento relativo à justiça climática que poderá informar a situação dos povos situados em todos os continentes do planeta. Para tal ação a Eco Expedição Brasil passará a ter a adesão de todos os interessados em participar ativamente deste movimento. O Consórcio Eco Expedição almeja convidar a todos que possam contribuir para o controle e acompanhamento da situação global, formando uma rede mundial de informação e ações em benefício do planeta.

A EcoExpedição Brasil 2009 rumo à COP 15 será o ponto inicial de uma grande jornada que se repetirá anualmente em rotas diferenciadas de modo que o maior número possível de populações possam ser atendidas. Será elaborado um documento denominado “Diário de Bordo” onde as informações coletadas serão de cunho sócio ambiental, dando condições para a detecção de um panorama global relativo às mudanças climáticas e sua íntima relação com a justiça climática, funcionando como um indicador de equidade ou não das condições dos povos visitados sobre o direito como cidadãos planetários à justiça climática. Este tema envolve o acesso à água, à moradia, ao alimento e todas as demais condições necessárias à dignidade humana de acordo com a ONU (Direitos Humanos).

http://www.studiopiassa.blogspot.com/

http://www.ongiav.blogspot.com/

Nenhum comentário: