domingo, 13 de dezembro de 2009

ARTE CRIAÇÃO HUMANA.

Piassa'S Toy® By Studio&Piassa®


Piassa®...
Arte. O que é isso que se atreve a nos prender só de olhar e tem o poder de interagir com nossas emoções? Arte,essa criação humana com valores estéticos, beleza, equilíbrio, harmonia, revolta, que sintetizam as nossas emoções, a história, os sentimentos e a cultura. Isso é o que penso ser arte. É um conjunto de procedimentos que utilizamos para realizar e concretizar uma obra, e no qual aplicamos nossos conhecimentosApresenta-se sob variadas formas como as artes plásticas, a música, o cinema, teatro, dança, arquitetura etc.
Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Hoje alguns tipos de arte permitem que o expectador participe da obra, como a que desenvolvo nas diversas comunidades, onde ele deixa o seu lugar de apreciador e passa a ser participante não só do desenvolvimento, mas também da criação. Os artistas precisam da criatividade e da técnica para comunicar-se e eu não só faço uso da técnica e da arte, mas também me lanço como ouvinte colhendo informações que são devolvidas em forma de provocações sensoriais que despertam a criatividade individual dos participantes das oficinas dando a ele subsídios e noções para a concretização do trabalho artístico.

Nós, seres humanos, criamos objetos ate para satisfazer as nossas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e outros utensílios. Os objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo.
Criamos a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensamos, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas eu acredito que a arte tem o poder de transformar pensamentos em atitudes concretas quando se exterioriza quer na criação e interpretação de um texto ou na confecção de um objeto artístico. Você já se perguntou por que o mundo necessita de arte ou porque criamos objetos artísticos? Eu diria que a função da arte pode ser... Decorar o mundo... Exteriorizar o nosso mundo... Para ajudar no dia-a-dia (utilitária)... Para explicar e descrever a história... Para ser usada na cura doenças... Para ajuda a explorar o mundo... E como podemos entender a obra de arte?
O que vemos quando admiramos uma obra de arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar cada um com seu estilo e linguagem!
Estilo é como o trabalho se mostra, depois do artista ter tomado suas decisões. Cada artista possui um estilo próprio o que o diferencia dos demais. Imagine se todas as peças de arte feitas até hoje fossem expostas num único local. Nunca conseguiríamos ver quem fez o que, quando e como. Os artistas e as pessoas que registram as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e rotulá-las. É um procedimento comum na arte ocidental, por exemplo: Renascimento, Impressionismo, Cubismo, Surrealismo, etc. Assim nos possibilita ver as transformações do mundo através da arte, podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde o como.
Desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte, e assim podemos entender as mudanças que o mundo teve e como as idéias se espalham pelo mundo. Exploradores, antropólogos, arqueólogos, astrônomos e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas. Os progressos na tecnologia também difundiram técnicas e teorias. Elas se espalham através da arqueologia, quando se descobriram objetos de outras civilizações; pela fotografia, a arte passou a ser reproduzida e alguns anos à frente as publicações já tinham fotos; pelo rádio e televisão ( o rádio foi inventado em 1895 e a televisão em 1926), permitindo que as idéias fossem transmitidas por todo o mundo rapidamente, os estilos de arte podem ser observados, e as teorias debatidas as técnicas compartilhadas; pela imprensa, que foi inventada por Johann Guttenberg por volta de 1450, assim os livros e arte podiam ser impressos e distribuídos em grande quantidade; nos nossos dias pela internet, alguns artistas como eu colocam suas obras em exposição permanente na rede a disposição de pesquisas e podemos compartilhar de novas experiências, bem como saber sobre outros estilos.
Com a variedade e a riqueza de recursos que hoje se dispõe constata-se uma enorme estrutura de linguagem da qual podemos empenhar com ação transformadora e criativa sobre os diversos materiais: Metal, pedra, madeira, borracha, resina, vidro, PVC, e uma infinidade de fragmentos e materiais reciclados. O resultado dessa mistura são peças de qualidade onde se procura o equilíbrio entre as escolhas de linguagem com a geometria e a matemática e as formas abstratas e o encontro instintivo com as formas orgânicas.
Minha pesquisa estética atual não se limita apenas aos estímulos do olho e do tato. Através dos Toys que desenvolvi para as oficinas “Quadrilátero Poético”, ao qual dou o nome de Lançador de Palavras, com eles há a possibilidade de interagir com as palavras. Foram criado para serem suportes de palavras um suporte poético, me atrevo a dizer que são pontes entre o imaginário e o real, entre os Poetas e os membros das comunidades, servem de janelas, portas para que entremos ou ousamos entrar e trazer para fora nossa criatividade em palavras poéticas. E em objetos que nos levem ao lúdico e poético mundo do faz de conta da nossa infância, resgatando nosso direito de imaginar e sonhar, de errar e refazer, recomeçar, realizar, brincando com nossas crenças e costumes, com nossas poesias dos quatro cantos, do fogo da água, do ar e da terra, em que o observador pode tocar ver e ler a obra e o resultado de suas ações de expectador para participante criador criativo.


Piassa&Piassa®
By
Studio&Piassa®

Piassa®...
Artista Plástico e Historiador titular da cadeira 41 do I. G. G. C. Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, autor do “Projeto Fragmentos Étnico Arqueológico” e criador dos Totens “ Pergaminho Filosófica Cultural ” que identifica os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva e criador do Toy Lançador de Palavras Piassa'S Toy® Um suporte para a poesia concreta do projeto “Quadrilátero Poético”.

2 comentários:

Ana Clélia disse...

Piassa você é incontestavelmente uns dos artistas mais talentoso e dinâmico que já conheci, não sei como você consegue ser tão criativo em tantas áreas distintas, cara já te vi palestrando sobre o amor, pintando, esculpindo e agora fazendo os bonequinhos Toy, meu você não tem noção de quanto você lindo... Meu a galera não tirava os olhos nem os ouvidos para te ouvir confesso que eu e minhas amigas apos a palestra ficamos comentando sobre você e seu trabalho, o que me motivou a sempre entrar no seu Blog e a cada vez que visito me surpreendo com seu talento você é lindo... lindo como pessoa lindo como artista e lindo como homem cara você é um pedaço de pecado ambulante parabéns amo você e seu trabalho beijos Ana Clélia e as meninas Pós Bienal da UNE.

Amanda Sales Nogueira disse...

Olá meu lindo Artista Piassa você sempre surpreendendo seus seguidores, que trabalho divino esse seu Toy ... Estava lendo sobre o nascimento dele e me encantei com sua forma poética de descrever como ele foi criado maravilha Piassa quero uns para mim e para distribui ir a quem amo como você lindo criador que Deus continue a te mandar todas as benções você merece, pois sua obra é linda e autentica e toca meu coração e acretido que toca também o coração de muitas outras pessoas, pois você transmite uma energia com sua obra que faz bem a que a vê. Essa é a razão de amar tanto seu trabalho e seguir tua obra abençoado e lindo artista beijos em teu coração.
Amanda Sales Nogueira