domingo, 1 de maio de 2011

1º DE MAIO CADE O TRABALHO.

Studio&Piassa®



CADE  O TRABALHO!
         M
            P
              R
                E
                  G
                     O?.
Piassa...
Diante das inúmeras mudanças existentes no mercado de trabalho no mundo atual existe ainda o problema que até então as mudanças não foram capazes de absorver, que é o de ingressar o jovem no mercado de trabalho.
Não me refiro somente à primeira oportunidade, mas também ao comprometimento das empresas em socializar esses novos trabalhadores com o mercado.  A toda procura encontra-se sempre a mesma pergunta: “você tem experiência profissional?” Ai está o grande constrangimento dos entrevistados, por que na grande maioria das vezes ele está buscando justamente isso ter experiência profissional.
Studio&Piassa®
Como ter essa almejada experiência que as empresas costumam procurar e os RH dizem que o mercado não tem a oferecer, se só procuram contratar quem já possui experiência como resolver esse impasse? Quantos talentos já foram desperdiçados por falta de uma política adequada voltada para a absorção de novos membros a organização? A questão torna-se bem mais profunda por que existem empresas que até contratam jovens sem experiência mais avaliam o seu grau de dificuldade e acabam o devolvendo a novas procuras, pois não há um comprometimento com esse jovem na empresa. Aqueles que não são absorvidos acabam tornando-se frustrados e muitas vezes traumatizados para essa longa viagem que durará trinta e cinco anos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e voraz.
Studio&Piassa®

Com as novas ferramentas disponíveis e a crescente demanda de mão de obra já passou da hora de rever os critérios utilizados na seleção de jovens. Importamos tudo ate os critérios utilizados nos Países de primeiro mundo só nos esquecemos de oferecer as mesmas condições de preparo educacional e de salários aos felizardos que conseguem entrar e se manter ativo ate a aposentadoria. 
O ingresso do jovem no mercado de trabalho é de responsabilidade do Ministério do 
Trabalho e de seus representantes na formulação de novos conceitos onde deveria se chamar para debates não so representantes de classes mas toda a sociedade e ferramenta para isso não falta, poderiam usar a internet como um meio de aproximação e orientação tanto para quem já esta inserido como para os que estão adentrando ao mercado de trabalho mas não o fazem porque?... será que não há vontade política ou desconhecem os anseios da sociedade.
Piassa ®

Comentários dos leitores abaixo.
Use o Mouse para interagir e deixar o seus comentários.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara muito bom o que voce escreveu é o que eu passo diariamente legal mesmo parabéns.

Caio Machado

Anônimo disse...

Conheço vários artistas de diversas áreas, mas antenado e dinâmico como você Piassa acredito ser o único cada vez que entro em teu blog sou surpreendida com sua dinâmica tanto na escrita como nos teus trabalhos de arte. Gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente, se um dia vier para a Europa de uma passada em Setúbal Portugal, teria muito prazer em hospeda e mostrar-te minha Vila. O meu email enviei para o seu, venha fazer uma visita a terra de Cabral será muito bem vindo.
Antonia Ayres Almeyda Dantas Azeredo

Anônimo disse...

Mandou bem cara, já ta na hora de mudar a forma se contratação a gente se sente entrando num corredor polonês toda vez que procura emprego.

Juliano Alencar